VII FORMARAU da TRUPE ORTAÉTICA – a caminho dos próximos!!!


A cada ano ganhando mais seguidores, adeptos a esse mergulho transformador, sensível, humano no teatro, a Trupe Ortaética constrói um pólo cultural no palco sindical instituindo lutas, democratizando o acesso ao fazer artístico. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes viabiliza a alegria, a consciência crítica, a visão de liderança através desse projeto. Um gigantesco pioneirismo da luta sindical abraçando a cultura como desenvolvimento humano.

Emocionado com os frutos do trabalho realizado ao longo de todo ano o coordenador e fundador desse Projeto teatral Professor Tiago Ortaet, aponta patamares do que foi construído: “mais um ano podendo oportunizar a centenas de pessoas de todas as idades o acesso aos bens imateriais de cultura como o teatro é sem dúvida motivo de orgulho e missão cumprida. Ao longo de todo ano tivemos mais de uma dezena de turmas de teatro, núcleos de produção, palestras, eventos comunitários, sociais, seminários de pesquisas, enfim, um ano de consolidação definitiva do nosso incansável trabalho artístico/social. Agradeço ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes por fomentar essa idéia transformadora da sociedade”

Mais de 1200 pessoas passaram pelas oficinas da Trupe Ortaética nos 4 anos de existência, além da platéia efervescente de cada novo espetáculo. Os números são de fato bastante expressivos, mas a qualidade prioritária desse projeto não está nos números, mas nos sonhos realizados daqueles que tinham como desejo humano experimentar o teatro, ter acesso a

Pela sétima vez o ciclo de apresentações artísticas FORMARAU, semestralmente preparado para celebrar o teatro em comunhão com alunos dos cursos de teatro e familiares da comunidade, encheu de orgulho os envolvidos, encheu os olhos de quem esteve na platéia e encheu o auditório Paulo Pereira da Silva nas três noites de apresentações.

O VII FORMARAU foi a edição mais longa e expressiva da história desse projeto; iniciou no dia 19 de Novembro com a apresentação dos alunos da turma de adolescentes com o espetáculo “Deu a louca em Cronos” de Thais Aguiar, uma grande aventura teatral nos fez viajar no tempo através de metáforas da mitologia grega.

Dia 19 aconteceu o segundo capítulo dessa edição do FORMARAU com a turma de adultos módulo II, uma oficina mais aprofundada com técnicas de atores, uma investigação cênica com alunos veteranos no projeto. O espetáculo “O Cheiro do Tempo” transformou não apenas o auditório, mas diversas dependências do prédio num hotel esquecido pelo tempo com personagens misteriosos.

A noite do dia 26 de Dezembro fechou com chave de ouro essa celebração da vida nas artes, uma noite que ficará marcada na história do projeto, do sindicato e das centenas de alunos participantes.

Uma noite essencial e necessária de grupos agregadores que defenderam e defendem com muita propriedade o mote do coletivo Ortaética, momentos de rever o trabalho, as pesquisas e ao mesmo tempo almejar novos horizontes.

Houve cobertura jornalística, depoimentos emocionados, um mix de culturas com o Grupo “Pés Descalços” experimentações em Dança-teatro com a intervenção poética-rítmica “Caminhos, pés e histórias umbilicais” de Tiago Ortaet e Thiago Cohen.

A noite recheada de atrações e confraternizações artística entre amigos recebeu no palco o grupo de Fotografia da Trupe Ortaética com a performance teatral “Blind cÉGO” de Ana Viviane Minorelli destilando estética e ironia sobre o consumismo na atualidade.

A noite não poderia acabar sem antes triunfar no palco do sindicato o espetáculo “Pátria que me pariu” de Sol Borges inspirado na canção homônima de  ”Gabriel O pensador” com contribuições autorais de Kaliane Pereira e John Rebert…

Enfim, mais um grande passo na descoberta da essência teatral interior de cada um de nós, como brilhantemente fez o saudoso Augusto Boal “Teatro é muito mais que um evento é forma de vida! Atores somos todos nós e cidadão não é aquele que vive em sociedade, mas é aquele que a transforma”

Alehop e até 2012!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s