O RENATO OLIVEIRA (aluno da turma de quinta a noite) INDICA


Coletivo artístico Imprestáveis organiza Dia da Intervenção Poética
Com ousadia e criatividade, grupo propõe um dia voltado às artes

Por Luana Ribeiro
Aproveitar a estação mais florida do ano para trazer poesia à cidade é a proposta do coletivo artístico Imprestáveis. Com o Dia da Intervenção Poética, o grupo vai usar a arte para colorir a metrópole onde o cinza predomina – seja nos muros, no ar poluído ou mesmo nas mentes dos trabalhadores apressados. Agendado para o dia 25 de setembro, o evento carrega poesia até na data escolhida, que coincide com o primeiro final de semana após a chegada da primavera.
“A intenção é mobilizar uma corrente de ações artísticas, em diferentes lugares e horários e fazer com que as pessoas dediquem um tempo à poesia”, afirma a artista plástica Le Carvalhaes, integrante do Imprestáveis.
Mais que propor atividades, o objetivo do grupo é formar uma corrente de artistas (profissionais ou amadores) dispostos a levar um pouco de arte às pessoas. Por isso, o coletivo decidiu não limitar o evento a um lugar específico, e, portanto, não é preciso estar em São Paulo para participar. No entanto, os paulistas têm um motivo a mais para comemorar: o Imprestáveis elaborou uma programação para São Paulo que inclui trabalhos já apresentados anteriormente e algumas intervenções inéditas, como a performance intitulada “A música do silêncio”, na qual os participantes são convidados a tocar uma música silenciosa com instrumentos imaginários (veja os horários abaixo).
Os artistas que quiserem participar devem entrar em contato com o grupo para apresentar seu projeto ou para saber como podem colaborar. O intuito é reunir um número expressivo de pessoas e espalhar atividades por várias cidades diferentes.

Teologia do traste
O nome do coletivo resume a essência do grupo. Inspirado no poema “Teologia do Traste”, de Manoel de Barros, o conceito de que a arte muitas vezes não é vista como algo essencial para o ser humano sempre incomodou o grupo, conforme explica o imprestável André Renato: “Durante uma conversa sobre a importância da arte para a sociedade e sobre a visão que se tem do artista, chegamos à conclusão de que não nos encaixávamos no modelo de ‘cidadão perfeito’. Foi aí que nos demos conta de que éramos imprestáveis”.
Formado por André Renato, Bodão, Cristiane Bastos Ferreira, Fernando Martins Lara e Le Carvalhaes, o Imprestáveis foi criado em 2009 e nasceu da vontade dos integrantes de materializar os projetos artísticos de cada um. Com especialidades diferentes – poesia, cinema, artes plásticas e música – a ideia era formar um grupo no qual todos pudessem manifestar-se livremente e, sobretudo, que a arte fizesse a diferença. E foi então que tudo começou. “Nós sempre tivemos várias ideias e, em uma conversa casual, decidimos formar um grupo para que pudéssemos executá-las”, resume Cristiane.
De lá pra cá, o grupo já se apresentou em eventos como a Virada Sustentável, que aconteceu este ano, e a Festa Jã da Mula sem Cabeça, realizada em 2010. Apesar do Imprestáveis ser recente, seus integrantes são amigos de longa data e, talvez por isso, superar as divergências de ideias que surgem durante os trabalhos não seja um problema. “É difícil haver uma unidade, normalmente cada um tem uma opinião. Mas é justamente quando todos concordam com algo que surge um novo trabalho”, diz Bodão. Fernando completa: “Ter várias opiniões no grupo é essencial, é isso que faz de nós um coletivo”.

Quer participar do Dia da Intervenção Poética? Entre em contato com o grupo:

imprestabilize@gmail.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001978554378

Domingo, dia 25, às 13:00 no vão do MASP, atrás da feirinha.

O que levar:
Cartola e um pankake branco para nos uniformização.

Programação do coletivo Imprestáveis para São Paulo:

14h – Av. Paulista
Performances e instalações simultâneas

Via: http://marginaliacult.blogspot.com/2011/09/coletivo-artistico-imprestaveis.html

Folia de Tintas

A Intervenção também conta com a Folia de Tintas. Este ano o tema é Cores na Cidade, por isso será no Minhocão.
Por favor, ajude a divulgar para a sua galera, como é um evento aberto pode divulgar para o maior número de pessoas possível. Levem seus filhos, sobrinhos, afilhados, filhos de seus amigos, Crianças adoram a Folia de Tintas.

Data: 25/09 (Domingo Agora)

Horário: 16h (acaba as 18h)

Local: Minhocão, entre a entrada da Consolação e da Sta. Cecília

O que levar: Tinta Guache (5 conjuntos com 5 ou 5 Potes grandes Coloridos), 01 Lençol velho caso tenha.

Obs.: por favor levar somente Tinta Guache pois é a única atoxica do mercado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s