Carta de apresentação aos novos integrantes do coletivo de artes TRUPE ORTAÉTICA


ü  A Trupe Ortaética de Teatro Comunitário é um projeto de Arte/Educação desenvolvido por uma equipe multidisciplinar no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes objetivando a formação cultural dos envolvidos através de oficinas de arte.

 

ü  Estamos em nosso 4º ano de atividades. Mais de 1.500 cidadãos de todas as idades já passaram por nossas oficinas, cursos, palestras e workshops. Além de milhares de espectadores estiveram em nossa formação de publico com as apresentações teatrais, festas temáticas e eventos.

 

ü  Somos um Coletivo de Artistas que atua sem fins lucrativos, trabalha na orientação e formação sócio-cultural.

 

ü  Este é um espaço de convivência, compromisso, experiências compartilhadas, construção poética nas diferentes linguagens e autoconhecimento através das artes.

 

ü  As aulas não contemplam apenas as artes cênicas (teatro), mas várias outras linguagens artísticas e expressivas, podendo ser, portanto, uma oficina interdisciplinar com artes plásticas, fotografia, dança, música e audiovisual.

 

ü  Há uma lista com nomes dos alunos e das atividades solicitadas para que seja registrada a participação. A não participação nas atividades propostas (realizadas em casa) poderá acarretar o não recebimento de certificação ao final do curso.

 

ü  Cada atividade de pesquisa e exercício realizada em casa contabilizará uma hora na carga horária final registrada na certificação.

 

ü  Prezamos pela pontualidade. Em raras exceções é preciso que aja boa comunicação para explicar o impedimento.

 

ü  Faltas só serão abonadas segundo atestado médico, catástrofes naturais (dias de tempestades em São Paulo) “óbito próprio” ou de parentes próximos.

 

ü  Nenhum aluno estará autorizado a percorrer as dependências do prédio, exceto com o acompanhamento de um integrante da equipe, desde que seja com finalidade de instrumentalização para a aula.

 

ü  Os alunos só poderão adentrar os espaços das aulas (8º andar, 13º andar e/ou auditório) se o professor ou outro integrante da equipe já se encontrar no local.

 

ü  Não será permitido em hipótese alguma aos alunos manusear qualquer equipamento técnico dos espaços, exceto quando eventualmente for solicitado por algum integrante da equipe.

 

ü  Não nos responsabilizamos por bolsas, mochilas, carteiras, celulares, roupas, livros e demais objetos pessoais deixados nos espaços de aula, no entanto existe um amplo sistema de vigilância interna com câmeras e seguranças para garantir o bem estar de todos nós.

 

ü  Recomendamos que os alunos tragam 01 caderno ou caderneta, 01 caneta, 01 garrafa de água para evitar saídas freqüentes e 01 toalha de rosto.

 

ü  Prezamos por uma aprendizagem significativa, isto é, você deve estar permanentemente em sintonia com as atividades propostas avaliando os conteúdos, posturas e vivências.

 

ü  Haverá uma eleição em todas as turmas de um representante para lidar diretamente com a coordenação e demais profissionais da equipe, esse aluno eleito pelos colegas será o  LÍDER CULTURAL, cabe a ele transmitir, comunicar, informar e mediar sugestões e demais assuntos a coordenação. Vale ressaltar que esse é mais um facilitador de comunicação, porém todos estão convidados a se manifestarem frente os fatos do curso a qualquer momento.

 

ü  Os materiais que usamos são custeados pelo projeto, portanto é exigido zelo para que possamos tê-los por mais tempo. Pedimos também a colaboração, no que diz respeito à organização dos mesmos, uma vez que utilizaremos muitos ao longo desse curso.

 

ü  Podemos realizar atividades fora do ambiente convencional de aula, os menores, (se houver na turma) só irão com autorização dos pais. Os eventos fora do horário da oficina contabilizarão horas para a carga horária final.

 

ü  Nos comunicaremos também através da internet: www.trupeortaetica.wordpress.com

 

ü  Todas as ações artísticas da Cia contemplam de alguma forma o vínculo com as mídias e novas tecnologias, portanto é INDISPENSÁVEL que os alunos estejam em sintonia com a turma nesse sentido, participando das enquetes, debates, fóruns, leituras e apreciações na internet, nos sites indicados.

 

ü  A cada semestre acontece uma cerimônia de entrega de certificados, com apresentações dos alunos, mostra dos vídeos com registros das aulas e performances de rua, confraternização… Este evento chamamos de “FORMARAU”, pois fazemos uma formatura, sem formalidades e com muita musica e poesia, um sarau autoral. No final desse semestre acontecerá dia 26/11/2011 das 19 às 22h. É indispensável a participação de TODOS alunos e seus convidados.

 

ü  Haverá certificado ao término de cada curso, o documento será assinado pelo professor do curso, pela coordenação e pelo patrocinador. No certificado será registrada a carga horária individual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s