MÍMICA – Assunto abordado em aula


MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA

Ao opor-se ao silêncio repleto de palavras não verbalizadas da pantomima, a mímica decrouxiana se propõe ação física para falar ao espírito: “O mímico faz a coisa e o espectador, ao ver a coisa material pensa em sua analogia com o espiritual […] Nós mímicos, devemos procurar fazer poesia através das ações, não das palavras”
(Decroux, 2003, p. 105).

Foto: Viviane Minorelli

O mímico corporal dramático é criador de um mundo que fala ao sujeito, individualizado, plural, a favor do fluxo de imagens, emoções, pensamentos, através do corpo que paga o preço da expressão, com um domínio técnico que lhe permite um alto grau de liberdade criativa. O verbo não é substituído por outro não-vocalizado. Livre de códigos, o mímico corporal dramático se pretende prometeico – por sua liberdade transgressora – com o propósito, utopicamente divino, de transformar o mundo através de sua ação, não de suas palavras.
Com a mímica corporal dramática “é preciso tornar visível o invisível” e não o contrário. (Decroux, 1994, p. 200)

Fonte: A produção de sentido na Mímica Corporal Dramática de Étienne Decroux e na pantomima moderna. George Mascarenhas – Formado em Mímica Corporal Dramática pela École de Mime Corporel Dramatique (Paris/ Londres), Mestre em Artes (UFBa), professor do Curso de Artes Cênicas da FSBA.

Postado por Thais Aguiar.

Anúncios

5 comentários em “MÍMICA – Assunto abordado em aula

  1. Olá… gostaria muito de ter mais informaçoes sobre voce… Tenho interesse em participar do grupo, será que posso? Não achei nenhum telefone para o contato melhor com voces.. Lindo o trabalho de voces…Obrigado, beijos!

  2. Adorei o texto; esclarecedor e instigante para que os alunos que de fato tem sede de conhecimento PESQUISEM ainda mais!!!Prof. Tiago Ortaet

  3. THAÍS PEÇA PARA OS ALUNOS POSTAREM SEUS REATÓRIOS EM NOSSO CANAL DE COMUNICAÇAO VIRTUAL – O BLOG…BJO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s